Importação de Fertilizantes

Fertilizantes Importados, uma significativa participação no mercado nacional

Os fertilizantes importados tem uma significativa participação na agricultura brasileira. O Brasil chega a ocupar o quarto lugar em maior consumidor de fertilizantes do mundo e importa mais de 80% do total consumido.

Isso deve-se ao fato de que o país possui uma vasta área para produção das mais diversificadas culturas, com isso, apresentando uma crescente demanda para nutrir e desenvolver essas grandes áreas de produção, sendo necessário complementar a oferta de fertilizantes com produtos importados, visto que a atual produção nacional de fertilizantes não supre a demanda.

O MDIC aponta que de janeiro a setembro de 2023 foram importados 28,68 milhões de toneladas de fertilizantes e a perspectiva é que atinja a margem de 38 milhões de fertilizantes importados ao final de 2023.

Conforme apontamento do Canal Rural, a previsão é de que a necessidade brasileira por importação de fertilizantes pode crescer de 18 a 20% até 2030, com os indicativos da crescente produção de grãos.

 

Como foi a chegada dos fertilizantes ao Brasil?

 

A chegada dos fertilizantes remete à época da produção de café, no século XIX. Em 1895, os primeiros produtos chegaram a Campinas, no estado de São Paulo.

Porém, o uso não se popularizou, pois os cafeicultores não viam necessidade de usar nutrientes na sua plantação.

Somente em 1967 o uso de fertilizantes começou a ser impulsionado no país. Isso aconteceu após a criação da Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos).

A Anda foi criada por 14 empresas, e o objetivo principal era incentivar o uso de adubos pelos produtores rurais e impulsionar a agricultura brasileira.

Outro incentivo veio do governo federal, inspirado pelas práticas do mentor da Revolução Verde — o norte-americano Norman Bourlag.

Essas ações foram fundamentais para que os fertilizantes pudessem ganhar espaço na agricultura brasileira e transformar a lucratividade do agro.

Fonte: terramagna.com.br/blog/fertilizantes-mais-usados-brasil

 

Como a COMNAGRO pode te ajudar?

 

A COMNAGRO pode lhe vender os fertilizantes, como pode lhe assessorar para se tornar um importador de produtos fabricados com a mais alta tecnologia, garantindo qualidade e eficácia agronômica.

 

O grupo COMNAGRO acredita na agricultura sustentável e para isso conta com o fornecedor Arvensis para compor seu portfólio de produtos. A companhia espanhola possui sólida experiência em inovação e tecnologia, que permite criar, testar e validar os mais diversificados produtos para garantir o atendimento assertivo ao produtor. A Arvensis comemora em 2023 seus 25 anos de consistência e qualidade no setor, garantindo em seu histórico certificações ecológicas e reconhecimento à inovação pelo Ministério da Economia, Indústria e Competitividade Espanhola, para coroar sua solidez no mercado.

 

 

Qual fertilizantes devo utilizar em minha produção?

 

Ainda tem dúvida sobre qual produto de nosso portfólio pode melhor lhe ajudar a nutrir e ter um excelente rendimento em sua produção? Entre em contato conosco e saiba qual de nossos produtos pode ajudar a atingir seu objetivo. Queremos entender sua necessidade e propor a melhor solução para atender suas expectativas.  Iremos garantir um atendimento de excelência desde as orientações iniciais até o pós venda, oferecendo uma parceria de colaboração e respeito à sua produção.

 

Ingrid Malacrida

Leia Também

Nova Identidade Visual Comnagro

Em busca de renovação e de uma clareza nos negócios, a Comnagro decidiu mudar sua identidade visual. Discretamente, a sua logo possui hoje apenas uma

Tecnologias e tendência no agro

O agronegócio brasileiro está em constante crescimento. De 2009 a 2022, o PIB variou em torno de 40%, saindo de 1, 8 trilhão, chegando a

Biológicos na Agricultura

Um dos maiores gargalos na agricultura brasileira são o ataque de pragas e ocorrência de doenças. Um dos métodos mais utilizados é o controle químico,

Substâncias húmicas e a saúde do solo

A matéria orgânica do solo possui diferentes origens e diferentes estágios de mineralização, sendo dividida em matéria orgânica humificada e não humificada. A matéria orgânica

× Como posso te ajudar?