Xilotrom Gold apresenta Resultados Expressivos no Controle da Sigatoka

Comnagro, 27 de março de 2019

As Sigatoka Amarela e Negra são hoje os grandes entraves do bananicultor brasileiro. O fungo causador da doença ataca ferozmente as folhas da bananeira, comprometendo sua produtividade e a erradicação destas doenças tem se mostrado desafiadora, pois uma planta sadia e vigorosa necessita manter pelo menos 10 folhas funcionais durante a inflorescência para garantir uma boa produção dentro do ciclo produtivo da cultura.

Para minimizar os danos da doença têm sido utilizados fungicidas sistêmicos e protetores com o alvo nas folhas mais jovens, que apresentam os sinais iniciais da doença, mas este tipo de controle tem altos riscos na aplicação, por intoxicações por deriva e por efeito residual. Além disso, atualmente os tratamentos químicos têmse mostrado com eficiência limitada no bananal, pelo aumento da resistência dos fungos.

Buscando apresentar uma solução sustentável para este quadro, foi realizado um estudo científico da eficácia do produto certificado como orgânico, o “Xilotrom Gold”,no manejo inteligente da Sigatoka e os resultados foram surpreendentes desde a primeira aplicação, mesmo comparado a outros fungicidas tradicionais e a outros produtos com mesmo enfoque, além de eliminar totalmente os riscos de intoxicação nas aplicações aéreas.

Para acessar este trabalho, acesse a Universidade Comnagro, pelo link ao lado: Acesso ao Trabalho Científico